9 Principais benefícios do milho cozido para a saúde

Comece depois da publicidade

Veja neste artigo os principais benefícios do milho cozido para a saúde e conheça as suas propriedades nutricionais.


O milho é um alimento muito consumido desde o princípio da agricultura. Os pequenos grãos de cor amarela e outros verdes são ricos em benefícios que talvez você não faça ideia.

Em Angola, o milho é consumido de diversas formas, além de cozido ou fervido, é também consumido assado, ou até mesmo feito sumo, a famosa “kissângua de milho”.

De uma forma ou de outra, o milho é bastante consumido e apresenta-se sempre disponível em nossos mercados, já que não há uma época em que o milho desaparece completamente como acontece com outros alimentos, geralmente frutas.

As vendedoras Angolanas vendem o milho já pronto a ser saboreado, algumas vendem o milho fervido ou assado acompanhado de ginguba torrada. É comum encontrá-las em paragens de táxis.

O milho, é um alimento que cada um de nós, já o saboreou pelo menos uma vez na vida.

E se você é um apaixonado/a por milho, tenho uma pergunta para você: já parou para pensar exactamente em quais benefícios o milho traz para a saúde? Conheça 10 dos principais benefícios do milho cozido logo abaixo:

9 Principais benefícios do milho cozido para a saúde

Se você está atento ao artigo já deve ter notado que no título eu me refiro aos “principais benefícios do milho cozido para a saúde”, mas, na verdade, estes benefícios valem para o milho como um alimento, não importando a forma como ele é consumido.

Confira os benefícios do milho:

  1. Fortalece o sistema imunológico – O milho é verdadeiramente um alimento que aumenta as defesas do organismo, evitando doenças como a gripe, por exemplo, isso por ser um alimento rico em carotenoides e vitaminas.

 

  1. Rico em antioxidantes Antioxidantes são substâncias que ajudam a reduzir danos na pele causados pelos radicais livres, estas mesmas substâncias evitam problemas como o envelhecimento precoce, por exemplo. Além disso, alimentos ricos em antioxidantes garantem a saúde do coração. No entanto, estas substâncias são presentes no milho.

 

  1. Dá mais energia ao corpo – Um dos benefícios mais interessantes do milho é que ele ajuda o corpo a se manter mais forte e com mais energia, isto por possuir carboidratos – responsáveis por alimentar as células do sistema nervoso central e garantir o nosso bom humor, através da serotonina que produzem ao nosso organismo. É curioso que cada 100 gramas de milho verde cozido contém 17,1g de carboidratos.

 

  1. O milho é rico em fibras – O milho é um alimento rico em fibras, cuja maior parte é do tipo insolúveis, que ajudam na formação do bolo fecal, enquanto as do tipo solúvel reduzem o risco de doença cardiovascular e ajudam a reduzir o nível de gordura no sangue. Para você ter ideia da quantidade de fibra que o milho contém em sua composição, considere o facto de que a cada um copo de milho cozido há cerca de 4 gramas de fibras, isto constitui cerca de 15% da dose que devemos ingerir diariamente.

 

  1. Rico em proteínas, vitaminas e minerais – O nosso organismo precisa das proteínas, vitaminas e minerais para se manter saudável, e o milho é um alimento que tem tudo isso em sua composição. Para ter ideia, uma porção de um copo de milho contém 5 gramas de proteínas, além de vitaminas e minerais, que depende muito do tipo de milho. Por exemplo, o milho usado para fazer pipocas possui uma quantidade maior de minerais, enquanto o milho verde é mais rico em vitaminas.

 

  1. Contém ácido fólico – Um copo de milho cozido contém 34 microgramas de ácido fólico, ou folato, como também é conhecido – é uma vitamina do tipo B que ajuda na formação do DNA, do conteúdo genético das células e é muito necessário em organismo de mulheres em idade fértil, pois ajuda a prevenir que o feto nasça com defeitos.

 

  1. O milho é uma boa fonte de calorias – Entre os diversos cereais existentes o milho é sem dúvida um dos que mais contém calorias, sendo que cada 100 gramas de milho cozido contém 90 calorias. Importante ter em conta que, por possuir bastante calorias, o consumo excessivo de milho pode causar ganho de peso tão rapidamente.

 

  1. Ajuda a controlar o açúcar no sangue – Além de ajudar a reduzir o nível de gordura no sangue, o milho é também capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, através de propriedades como o magnésio, vitaminas do complexo B e fibras que fazem parte da sua composição.

 

  1. Ajuda na saúde dos olhos – O milho possui antioxidantes luteína, zeaxantina e betacarotenos, substâncias que garantem a proteção da mácula ocular.

Informações nutricionais do milho verde cozido

Como mencionado acima, o milho verde tende a ter mais vitaminas e minerais, entretanto, 100 gramas de milho verde cozido é composto por:

  • 2,20mg de carotenos
  • 98 calorias
  • 17,1g de carboidratos
  • 2 mg de cálcio
  • 4,6g de fibras
  • 61mg de fósforo
  • 2,4g de gorduras
  • 20mg de magnésio
  • 1,50mg de luteína
  • 3,2g de proteínas
  • 162mg de potássio
  • 4 mcg de vitamina A
  • 3,74g de vitamina B3
  • 75mcg de vitamina B9
  • 1,7mg de vitamina C
  • 0,29mg de vitamina E
  • 0,5mg de zinco
  • 0,57mg de zeaxantina

Conclusão

Você viu como o milho contém propriedades que trazem grandes benefícios para a saúde? Éh, mas não é se alimentando dele de qualquer forma que você obterá todos os seus benefícios. Na verdade, se você deseja obter todos os benefícios do milho, você deve inclui-lo em uma alimentação equilibrada e saudável como recomendam especialistas.

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!