Saúde e bem estar

6 Principais benefícios do maboque para a saúde

Um fruto típico das regiões tropicais de África. O maboque é um fruto muito conhecido e consumido em Angola e outros pontos de África.

O fruto que nasce do maboqueiro (árvore de nome científico Strychnos spinosa) contém polpa comestível, com sabor ligeiramente ácido, rico em proteínas, fósforo, magnésio, potássio e com vitaminas B e C.

É uma fonte alimentar das populações indígenas, constituindo importante recurso sobretudo em épocas de escassez alimentar.

A pulpa é consumida de diversas formas por populações diferentes da África. Algumas populações preparam-na cozinhada em papas, numa mistura com cereais. Utiliza-se também para sumos e xaropes e, por fermentação, produz uma bebida alcoólica.

Saiba mais sobre os benefícios do maboque abaixo.

Benefícios do maboque

Benefícios do maboque
Benefícios do maboque

Estes são os benefícios do maboque para a saúde:

  1. Alivia dores nas articulações: O maboque possui propriedades que estimulam a circulação sanguínea, promovendo assim, o alívio da dor nas articulações e músculos inchados, seja por algum tipo de inflamação, ou por exercícios físicos em excesso;
  2. Combate problemas urinários: O maboque possui propriedades antibióticas e diuréticas, que estimulam a produção da urina. Há enzimas no maboque que impedem que bactérias se alojem na bexiga. Além disso, ajudam na eliminação de pedras nos rins.
  3. Ajuda no tratamento da estomatite: Os gargarejos feitos com 3 colheres de sopa de raiz forte e meio copo de água aliviam os sintomas de estomatite. Isso se explica porque os fitoquímicos como a raiz forte estimulam as glândulas salivares, gástricas e intestinais;
  4. Melhora a saúde bucal: O maboque é um remédio natural para problemas bucais como a dor de dente. Além disso, fortalece as gengivas e elimina o mau hálito, alivia a gengivite e trata a parodontose (quando a inflamação chega ao tecido ósseo que sustenta a raiz dos dentes).
  5. Ajuda na perda de peso: O maboque é um alimento termogênico, assim como a laranja, pimenta vermelha, café, mostarda, chá verde e outros. Esses alimentos aumentam nosso metabolismo, ajudando a queimar gordura. O maboque forte tem um elevado índice termogênico, por esse motivo, poderá ser associada a uma dieta de redução de peso, obviamente, em complemento a exercícios e uma alimentação correta e balanceada.
  6. Reforça a imunidade: O maboque contém alto teor de vitamina C, que reforça o sistema imunológico. A vitamina C aumenta a produção de leucócitos, os conhecidos glóbulos brancos, que atuam como a defesa do organismo contra agentes externos e estranhos ao corpo, como vírus e bactérias.

Conclusão

Melhor do que consumir um alimento é conhecer seus benefícios. O maboque é, além de saboroso, rico em benefícios para a saúde de qualquer um.

Nota: Vale referir que este artigo é meramente informativo, no entanto, não deve ser encarado como aconselhamento médico.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!