Saúde e bem estar

Banho frio ou quente? Qual o melhor?

Fui tomar um banho hoje e a resistência do chuveiro tinha queimado. Não lembrava a tanto tempo como era tomar banho de água fria, e, como moro numa cidade fria, ao optarmos por banho frio ou quente, dificilmente escolhemos o frio.

Muitas pessoas afirmam que banho de água fria era melhor que quente…será? Como aqui no Canal K procuramos colocar as nossas dúvidas que podem ser de tantas outras pessoas, fomos procurar saber mais sobre o assunto.

Fiquei assustado em saber que a temperatura da água influencia bastante na beleza e saúde tanto da sua pele, cabelo e organismo em geral. Antes de tudo, saiba que num bom banho limpamos as impurezas, retirando células mortas, retirando o cansado depois de um dia exaustivo, etc … mas se tomarmos banho de maneira errada, ao invés de benefícios podemos ter danos, principalmente a pele e ao cabelo.

Fique sabendo os benefícios de se tomar banho frio ou quente

Banho frio ou quente?

Conheça a seguir os benefícios de cada uma das opções.

Banho quente:

O banho com água quente é recomendado para acalmar (principalmente depois de um dia cansativo), como também ajudar contra a insônia. Podendo ser usado em casos de dores, lesões e fraquezas musculares, proporcionando assim um relaxamento muscular e diminuição dos espasmos (que é a contração involuntária do músculo).

Além do mais, a água quente aumenta a circulação, diminui a fadiga e ainda promove o relaxamento do corpo. Ainda tem mais: para os cabelos a ação benéfica está em receber melhor um tratamento capilar, ou seja, com a água quente as cutículas do cabelo se abrem, recebendo melhor assim a hidratação.

ATENÇÃO:  a temperatura NÃO pode ser muito alta pois quando a água está muito quente, capaz de provocar desidratação, secura e até a flacidez da pele.

banho frio ou quente?

Banho frio:

A água Fria por sua vez, a água fria possui ação anti-inflamatória. E isso porque ajuda na vasoconstricção, diminuindo a circulação e melhorando o tônus da pele (as mulheres que vão gostar disso!) . Além do mais proporciona uma sensação de vigor e ânimo, além de causar uma elevação da autoestima e promover benefícios no aspecto emocional.

Para os cabelos, como dito anteriormente que a água quente/morna abre as cutículas, sendo ideal para uma hidratação profunda. A água fria vem para completar, fechando assim as cutículas e deixando os cabelos brilhantes e sedosos.

Só tem benefícios?

Não. Banho quente só faz mal se a água for muito quente. Já no banho frio, além de grande desconforto, pode causar, em casos mais sérios, hipotermia, que é a queda bruta da temperatura corpórea. E é preciso ter cuidado, especialmente no inverno, para não acabar ficar doente.

Nossa dica, tome banho frio ou quente?

Nem um, nem outro. Pesquisamos sobre os dois e segundo minhas pesquisas o meio termo é o melhor. Acredite, o banho morno é, sem dúvida, a melhor escolha. E os benefícios vão além do prazer.

O calor da água e as substâncias dos sabonetes escolhidos proporcionam grandes efeitos positivos para nossa pele, um banho morninho relaxa as fibras musculares e aumenta a circulação sanguínea, ajudando a eliminar toxinas e mantendo o corpo mais saudável, além do bem-estar. Você tem mais benefícios do que tomar banho frio ou quente somente.

Leia também:

 

Mostrar Mais

Leia Também

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor desative seu bloqueador de anúncios! Usamos anúncios para garantir a manutenção deste blog. Portanto, se você deseja continuar lendo nosso conteúdo de forma gratuita, desative o seu bloqueador de anúncios e atualize a página!