O Turismo em Angola – Sua importância e seus desafios

Comece depois da publicidade

O turismo em Angola


O termo turismo é definido como sendo uma actividade relacionada a viagens.

Por outras palavras, o turismo é a movimentação de pessoas de um ponto para o outro, quer seja para dentro ou fora de um país, com fins específicos, mas, na maior parte das vezes, ligados ao entretenimento.

No contexto Angolano, o turismo é sem dúvidas uma das actividades de grande importância e impacto social e econômico, razão pela qual foi escolhido como sector prioritário para diversificar a economia nacional.

Contudo, o sector do turismo em Angola está em fase de crescimento, e que por meio desta fase de crescimento, o país poderá atingir um nível considerável, no que se refere ao turismo, pelo facto de que Angola apresenta uma enorme capacidade para desenvolver o sector turístico.

O país possui encantos únicos que devem ser apresentados ao mundo e despertar o interesse de quem vive fazendo turismo.

Embora seja verdade que se falarmos de turismo a nível mundial Angola é (ainda) bastante jovem, isso porque o período de guerra que terminou em 2002 destruiu o país e não ajudou em nada no desenvolvimento do sector turístico.

Mas, ainda assim, grandes criações naturais resistiram a essa período desastroso e são hoje um forte para o sector do turismo em Angola.

Os rios, as praias, as cascatas, as grutas e tantas outras riquezas naturais são únicas em Angola, alegres, e jamais recusam uma ótima visita por parte de turistas, tanto nacionais quanto internacionais.

A importância do turismo em Angola

Não poderia deixar de mencionar a grande importância do turismo em Angola.

Apesar de que o sector do turismo muitas vezes perde destaque diante de outros sectores que mais impactam a economia de Angola, mas, nem por isso deixa de ser um facto de que este sector contruibui e muito na sustentabilidade do país.

Quando falamos de turismo, devemos olhar para as oportunidades que pode gerar, além dos lucros que este sector fornece ao estado.

Neste tempo de crise que Angola enfrenta, apostar fortemente no sector do turismo é certamente uma das melhores decisões por parte do governo, seguindo o exemplo de grandes países que têm o turismo como alavanca para suas economias.

Por outro lado, quando um turista se desloca para passeio em determinada zona do país, a sua estadia, alimentação e tantos outros bens e serviços envolvem gastos por sua parte. Estes gastos beneficiam pessoas e empresas que oferecem tais bens e serviços naquela zona.

Em Angola, há zonas em que o comércio é sustentado por turistas.

Além disso, o pensamento e o real objectivo de um turista é (quase) sempre um segredo. Em muitos casos, a odeia de investir no país é o real motivo da visita. Neste sentido, o turismo é determinante.

Em poucas palavras, o turismo movimenta o país ao mesmo tempo em que gera grandes oportunidades.

Os desafios do turismo em Angola

Angola é um país que acolhe anualmente milhares de turistas estrangeiros. Além disso, o número de turistas nacionais é considerável. Porém, a actividade turística nem sempre acontece de forma desejada, isso porque existem alguns desafios que precisam ser superados.

A nível nacional, várias são as estradas degradadas que, de certa forma, atrapalham a actividade turística, aumentando o tempo de viagem para se deslocar de um ponto do país para o outro.

As províncias que mais acolhem turistas no país (são elas: Luanda, Benguela, Huambo, Cabinda e Huíla) ainda possuem estradas a serem melhoradas, a fim de facilitar a actividade turística no país.

Com estradas degradadas, é impossível viajar em boa velocidade, conforto e segurança. Precisamos melhorar as estradas, pois isso certamente se traduzirá no aumento da actividade turística no país.

Mas este não é o único desafio do sector do turismo em Angola.

O país precisa de mais estacionamentos, pois ainda existem pontos em que não há lugares próprios para se estacionar viaturas.

Contudo, é um facto de que queremos receber turistas em massa, mas, para isso, devemos olhar para as condições que temos para recebê-los, isto envolver olhar para os hóteis, estradas, saneamento, transportes, segurança etc.

Conclusão

O turismo em Angola precisa, de facto ser melhorado a ponto de atrair mais turistas e garantir que suas actividades turísticas no país ocorram de forma esperada.

Contudo, a decisão tomada pelo governo de apostar fortemente no turismo nos faz acreditar que dentro de alguns anos teremos alguns dos principais desafios do turismo superados, o que dará pontos positivos para o sector a nível nacional e internacional.

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!