Curiosidades

O que são blocos econômicos

Nesse artigo falaremos sobre o que são blocos econômicos e por que são importantes. Se esse assunto é do seu interesse, leia até ao final e tire suas dúvidas.

O que são blocos econômicos?

O que são blocos econômicos

Entende-se por blocos econômicos como sendo associações criadas entre os países para que estes mesmos países estabeleçam relações entre si.

Também podem ser compreendidos como grandes grupos de países que visam a aumentar as trocas comerciais regionais, expandindo seus dados econômicos, como PIB, empregos, multinacionais no país, poder de compra da população, entre outros.

Os blocos econômicos surgiram do reflexo da constante competição de economias mundiais. Além disso, é um movimento cada vez mais comum no mercado planetário para aguentar o ritmo acelerado dos países.

Qual é o objetivo da formação de blocos econômicos?

O principal objetivo da formação de blocos econômicos é criar condições de dinamizar e intensificar a economia no mundo globalizado. Na atual economia mundial, a tendência é a formação de blocos econômicos, criados para facilitar o comércio entre os países membros.

Tipos de blocos econômicos

Os blocos econômicos podem ser organizados em diferentes tipos (características):

Zona de livre comércio: Neste tipo os países unem-se para a liberação gradual de mercadorias e capitais dentro dos limites territoriais do bloco;

União aduaneira: É uma evolução da zona livre de comércio. Além da liberação das mercadorias e produtos, é estabelecida uma Tarifa Externa Comum (TEC) aos países de fora do bloco;

Mercado comum: Trata-se de um tipo que possui a integração mais evoluída. Nele estão contidas as duas características anteriores, como a zona de livre comércio e o estabelecimento da TEC, e outras para promover uma ampliação das relações entre os envolvidos;

União econômica e monetária: Com a intensificação das relações, o bloco econômico pode chegar ao seu estágio máximo e completo: a adoção de uma moeda única e criação de um banco central do bloco, como é o caso da União Europeia, que adotou o euro como moeda oficial em 2002. Porém, essa moeda não é adotada em todos os países que fazem parte desse bloco, outro caso de exemplo é a Mercosul, o Nafta, entre outros.

Exemplos de blocos econômicos

Veja uma lista com alguns exemplos dos principais blocos econômicos:

  • Alca
  • Nafta;
  • SADC;
  • Marcosul
  • União Europeia
  • ASEAN
  • CEI
  • EFTA
  • ALADI
  • MCCA, etc.

Principais vantagens e desvantagens dos blocos econômicos

Uma das principais vantagens da formação de blocos econômicos é que os países membros têm a possibilidade de aumentar o alcance de seus produtos e serviços para outros lugares ou mercados a nível do mundo.

Já nas desvantagens, uma das principais é que em tempos de globalização, é o protecionismo econômico que há em alguns blocos em relação a produtos que vêm de outros países não pertencentes ao bloco.

Leia também:

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!