Comportamento

Meu filho tem medo de dormir sozinho: 6 maneiras de ajudá-lo a superar

Meu filho tem medo de dormir sozinho. O que fazer?

O medo de dormir sozinho é um dos medos mais comuns da infância. Os motivos podem ser diferentes: o hábito da criança de dormir com os pais, superexcitação do sistema nervoso, medo de longo prazo, medo de perder um dos pais, mudanças repentinas na vida, conflitos familiares, experiências pessoais.

Como posso ajudá-lo a superar esse medo?

Calma. Você pode estar preocupada por ver seu filho passando por isso e querer ajudá-lo o mais rápido possível, mas antes é preciso que você entenda por que seu filho está com medo de dormir sozinho.

Por que a criança está com medo?

Meu filho tem medo de dormir sozinho: 6 maneiras de ajudá-lo a superar

O medo e a ansiedade são reações emocionais naturais. À medida que seu filho cresce, ele desenvolve novos medos. Mas o que realmente causa o medo de dormir sozinho?

Algumas causas comuns:

  • Medo de mudanças na vida. Para as crianças pequenas, pode ser um berço novo, mudança para uma creche, espera por convidados ou uma longa viagem. Para crianças mais velhas – a emoção antes de entrar na escola, antes do exame, sair da casa dos pais. Novamente, qualquer condição dolorosa pode desencadear o medo de adormecer.
  • Medo de contos de fadas e personagens inventados por crianças. Um conto de fadas ensina muito, mas às vezes se torna motivo de medo. Não assuste o seu filho com contos assustadores nem ponha-o a ver filmes como o Chuck ou outros que causam medo.
  • Excesso de excitação. Não é à toa que as avós dizem “não leve seu filho para passear antes de dormir”. Muita atividade uma hora antes de dormir pode se transformar em uma noite sem dormir para toda a família.

Independentemente do motivo pelo qual seu filho tem medo de dormir sozinho, na maioria dos casos, cabe aos pais fazer com que o sono da criança seja mais forte e as noites mais calmas. Você verá algumas maneiras para fazer com que seu filho consiga dormir sozinho.

Meu filho tem medo de dormir sozinho: 6 maneiras de ajudá-lo a superar

Meu filho tem medo de dormir sozinho: 6 maneiras de ajudá-lo a superar

1. Dê mais atenção a ele durante o dia

Uma criança que recebe atenção e contato corporal suficientes durante o dia se sente mais calma à noite.

Ele não precisa esperar para dormir para receber o amor dos pais uma vez na forma de uma história para dormir.

O medo de adormecer para os pais é um sinal para passar mais tempo com o bebê: brincar, caminhar, desenvolver seus talentos…

2. Ligue a luz noturna

Não ensine severamente as crianças a dormir no escuro.

Se o bebê tem medo de dormir com as luzes apagadas e não há luz noturna, acenda as luzes do corredor ou de quartos adjacentes. As crianças gradualmente se acostumam com a escuridão.

3. Obtenha algo que simbolize segurança

Dormir fica sempre mais seguro com o seu brinquedo favorito ou até com o suéter da sua mãe. E se você sussurrar palavras mágicas para o brinquedo, ele se tornará o mais importante “guardião de um sono tranquilo” por muito tempo.

Palavras mágicas podem ser pensadas e pronunciadas juntas, ou podem ser mantidas em segredo para adicionar ao ritual de lançar a magia que as crianças tanto amam.

4. Evite o silêncio absoluto até ele adormecer

As crianças ficam mais calmas quando ouvem a voz da mãe. Se você deixar a porta do berçário entreaberta e falar com calma, seu filho adormecerá mais rápido.

O mais importante é não permitir o silêncio absoluto antes de seu filho adormecer. O silêncio assusta as crianças, é muito fácil descobrir novos medos nele.

5. Preste mais atenção no berçário do seu filho

Cada pessoa tem sua própria cama: isso deve ser explicado à criança antes de transferi-la para um quarto separado.

O berço “cresce” com a criança. E, se antes ela podia ficar no quarto dos pais, agora ela “mora” no quarto pessoal do bebê.

No berçário, tudo deve ser diferente do quarto dos adultos. Personagens favoritos de contos de fadas, cores delicadas e brilhantes, brinquedos, carpetes macios criam aconchego e um desejo de estar no quarto com mais frequência.

A criança adormece mais calmamente no espaço “seu”.

As crianças costumam se sentir intimidadas pelo vazio debaixo da cama. Melhor colocar caixas de brinquedos lá.

6. Uso de animais de estimação ou brinquedos

Uso de animais de estimação ou brinquedos

Algumas fontes recomendam dormir com seu animal de estimação, como um fator que aumenta a estabilidade se ele estiver presente, mas se seu filho não adora animais de estimação, diga para ele abraçar o seu amado jogo de infância (ursinho de pelúcia ou outros), pois isso lhe dará um clima de estabilidade psicológico.

Conclusão

Seu filho pode dormir melhor e sozinho se você seguir as dicas que passamos para você nesse artigo, mas é importante considerar que isso pode levar um tempo até que ele vença o medo de dormir sozinho, então, não espere resultados em poucos dias.

Se depois de seguir essas dicas seu filho ainda estiver com medo de dormir sozinho, recomendamos procurar ajuda profissional.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!