Comportamento

Como economizar energia? Veja o guia completo [com 9 dicas]

Muitas vezes as pessoas chegam no final do mês e quando olham para a conta da luz ficam chocadas e sem entender como consumiram assim tanta energia eléctrica.

No entanto, alguns gestos simples, mas que são bastante eficientes podem nos ajudar a economizar energia e deste modo reduzir a nossa despesa mensal. Por isso neste poste vamos apresentar a você nove dicas de como economizar energia em sua residência.

9 dicas de como economizar energia

9 dicas de como economizar energia

Troque as lâmpadas normais pelas lâmpadas Led

As lâmpadas Led apesar de terem um custo de aquisição relativamente maior, elas consomem muito menos energia que as lâmpadas normais.

Com a instalação deste tipo de lâmpada em sua residência, você terá uma redução de mais de 30% nos seus gastos com a electricidade.

Aproveite a luz solar

Outra coisa que pode ajudar a economizar bastante energia eléctrica é o uso da energia solar durante o dia.

Por exemplo, ao chegar em casa pelas 4-5 horas da tarde ao invés de ligar todas as lâmpadas, abra ao máximo todas as janelas e utilize a energia solar durante este período.

Outra dica também importante é fazer a pintura de nossa habitação com cores mais claras porque elas ajudam a reflectir melhor esta luz solar.

Instale sensores de presença nos locais comuns

Ao instalarmos sensores de presença em áreas comuns como corredores e garagens que são áreas que geralmente passamos muito pouco tempo fará com que não corramos o risco de deixar a lâmpada ligada durante esse tempo.

Então, se conseguirmos automatizar esse processo nesses lugares ajudará bastante a economizar energia.

Mantenha as lâmpadas desligadas quando não estiver em determinado compartimento da casa

Se você estiver na sala vendo TV, por exemplo, não há necessidade de manter a lâmpada do quarto ou da cozinha ligada.

Procure manter ligada apenas as lâmpadas dos compartimentos que você ou outra pessoa estiver usando no momento.

Aparelhos que consomem muita electricidade

Estes são os aparelhos que consomem mais electricidade do que você imagina:

Geladeira

Um dos electrodomésticos que mais consome energia é a geladeira. Por isso, sempre que nós precisarmos pegar algo de dentro da geladeira devemos fazer isso rápido e não manter ela aberta por muito tempo.

Outra coisa também importante é regular a temperatura da geladeira, ou seja, se for um período um pouco mais frio não há necessidade de manter a temperatura da geladeira no máximo, mas sim no médio.

Máquina de lavar

Assim como a geladeira a máquina de lavar roupa também consome bastante energia.

Portanto, para economizarmos energia devemos procurar separar um dia da semana para lavar o maior número de roupa possível e evitar a máquina de lavar para lavar apenas duas ou três peças de roupa todos os dias, pois, isso provoca um consumo maior de energia.

Chuveiro

O chuveiro pode ser responsável por cerca de 25% dos seus gastos com energia. Por isso, devemos procurar tomar banho mais rápido possível. Tente gastar no máximo 5 minutos utilizando o chuveiro.

Ar condicionado

Assim como eu, é bem provável que você também gosta de um ar fresco nos momentos de calor, mas, é preciso prestar mais atenção ao sair de casa para evitar esquecer de desligar o ar condicionado porque isso pode pesar bastante no seu bolso no final do mês.

Outra coisa que você precisa fazer é manter a manutenção regular do ar condicionado porque isso ajuda o aparelho a funcionar melhor e deste modo gastar menos energia.

Teste o contador de energia

Desliga toda a energia de sua casa e verifica como é o comportamento do seu contador de energia.

Se mesmo depois de ter desligado o interruptor ele continuar rodando, então deve haver algum problema com o contador. Você pode ligar para a empresa de energia e solicitar a substituição do contador.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!