Comportamento

7 Dicas que vão te ajudar a vencer o medo de dormir sozinho

Como vencer o medo de dormir sozinho?


O medo de dormir sozinho (Somnifobia) é um problema comum em crianças, mas existem também alguns adultos com este problema. Para vencê-lo, você precisa de esforço e mais alguma coisa…Abaixo estão algumas dicas que serão úteis para você.

7 Dicas de como vencer o medo de dormir sozinho

7 Dicas de como vencer o medo de dormir sozinho

Veja algumas dicas que vão te ajudar a vender o medo de dormir sozinho:

1. Aprenda a conviver com o “silêncio”

É o silêncio que nos sinaliza que estamos sozinhos em casa e que mais uma noite chegou.

Afinal, durante o dia em casa, a TV ou a música estão constantemente tocando. Isso cria um “pano de fundo” com o qual nos acostumamos e sem o qual sentimos desconforto.

Claro, você pode adormecer na companhia da TV, mas nem todos podem fazer isso.

Portanto, é preciso se acostumar com o silêncio e primeiro levá-lo para casa durante o dia … Experimente pelo menos uma manhã se preparar para o trabalho sem som de fundo. Ou sente-se à tarde e leia um livro em silêncio.

Você encontrará suas vantagens neste estado incomum, e então o silêncio da noite não parecerá mais tão assustador. Mas ainda…

Para não ouvir todos os sons à noite, durma melhor com tampões de ouvido. Então você não ouvirá nada, e o bocejo do vizinho atrás da parede não o fará tremer de horror.

2. Prepare-se para dormir

E isso por meio dos exercícios físicos, que causam fadiga, além dos exercícios de ioga ou de respiração profunda antes de dormir, a fim de aliviar a pressão psicológica e estressar o corpo e colocá-lo para dormir rapidamente, recomenda-se ficar longe dos comprimidos uma hora antes de ir dormir além de comer mais de 3 horas antes de dormir.

Para garantir que não ocorram pesadelos, também recomendo colocar uma foto de alguém que te faz sentir seguro ao lado da cama e ficar olhando para ela até adormecer.

3. Vá para a cama quando estiver cansado

À noite, a pessoa sente sua solidão com mais intensidade. Portanto, transfira a maior parte do trabalho para as horas do dia!

Levante-se cedo e vá para a cama perto da meia-noite. Aí você vai dormir até a pior hora do dia e adormecer bem, porque você se levantou muito cedo e já está cansado.

Se você não consegue dormir, não se deite obrigando-se a “se acalmar”. Levante-se e comece a fazer algo!

Use o fato de que você está sozinho. Você pode lavar a louça, limpar a pia ou apenas ler um livro. Quando você se sentir cansado, vá para a cama novamente.

4. Lembre-se de que há pessoas ao seu lado

Mesmo que esteja sozinho em um apartamento ou em casa, você não está no deserto. Ao seu redor há outras casas e elas estão cheias de gente.

É que todos eles, assim como você, foram para a cama ao cair da noite, então parece que tudo em volta “morreu”.

Para evitar a solidão, conheça seus vizinhos. Cumprimente-os quando se encontrarem e inicie uma conversa leve.

Se você souber que há alguém a quem você pode correr se necessário, será mais fácil para você. Além disso, ao encontrar seus vizinhos, você pode encontrar o mesmo inquilino solitário que pode diluir sua solidão com visitas, e você – a dele.

5. Ligue a luz noturna

Não se sinta obrigado a dormir no escuro se isso aumenta o seu medo de dormir sozinho. Se você tem medo de dormir com as luzes apagadas e não há luz noturna, acenda as luzes do corredor ou de quartos adjacentes.

Com o tempo você se acostuma com a escuridão.

6. Assegure-se

Você pode fazer isso aumentando a segurança na casa, instalando câmeras ou fechando as portas e instalando redes de proteção nas janelas, mas alguns acham que esse comportamento pode piorar a situação, pois a pessoa ficará obcecada em guardar tudo fechado e seguro.

Para mim, recomendo manter a porta do seu quarto fechada quando você dorme ou aberta de acordo com o que te faz sentir mais seguro.

7. Ouça uma música relaxante

Para além de eliminar o silêncio, ouvir uma música relaxante fará com que você fique longe de pensamentos negativos e coisas tristes. Se você preferir ouvir a música que mais acalma você, com certeza não terá dificuldades em adormecer sem perceber que está sozinho.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!