Como ter um CPF em Angola?

Comece depois da publicidade

Uma dúvida que vem aterrorizando vários angolanos que possuem negócios no Brasil ou brasileiros que residem em Angola é sobre como ter um CPF em Angola.

Esta dúvida vive principalmente com quem pretende criar uma conta bancária no Brasil estando ele em Angola, seja ele brasileiro ou angolano. Tal como sabemos, o CPF é usado no Brasil.

Em Angola, o CPF nada mais é do que seu NIF (Número de identificação fiscal) gerado pela administração geral tributária (AGT).

E tal como o NIF é de extrema importância para qualquer angolano, sobretudo na abertura de uma conta bancária, que é, por sinal o uso mais comum, assim é o CPF no Brasil. Você vai precisar dele para quase tudo caso esteja morando lá.

Porém, caso você seja angolano residente em Angola, você poderá simplesmente possuir o CPF para fins que envolvem o seu interesse, como ter uma conta bancária no Brasil, por exemplo.

Mas afinal , o que é CPF e para que serve?

O CPF (Cadastro de pessoa Física) é um documento disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda que serve para identificar os contribuintes no Brasil.

O documento possui uma numeração de 11 dígitos que são únicos para cada pessoa, ou seja, um pessoa jamais pode possuir o mesmo CPF que outra. Além disso, estes 11 números não podem ser alterados, o que significa que permanecem os mesmos para toda a vida.

Por esta razão, caso você tenha um CPF, deverá saber como guardá-lo e armazenar os 11 dígitos em local onde não há risco de ser perdido e que facilmente poderá consultá-lo, pois como eu disse, esse número é único e caso você o perca enfrentará um problema para obter uma segunda via.

No entanto, você poderá simplesmente usar o seu CPF para situações em que o mesmo seja necessário, como abertura de uma conta bancária, obtenção de passaporte, empréstimos etc.

Mas então, como ter um CPF em Angola? Veja abaixo o que você deve fazer para ter um CPF em Angola.

Como ter CPF em Angola

É possível ter um CPF a partir de um formulário preenchido online. O formulário deverá ser preenchido com algumas informações pessoais indicadas em cada campo de preenchimento.

Este mesmo formulário poderá ser preenchido no link: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-de-pessoas-fisicas-cpf/atos-cadastrais/inscricao-alteracao-e-cancelamento.

Publicidade

Ao clicar no link indicado você será redirecionado para o site oficial da receita federal, onde encontrará o formulário a ser preenchido.

É importante saber que você deverá ter consigo o seu documento de identificação válido em Angola (seja bilhete de identidade, passaporte ou qualquer outro documento que o identifique) e uma fotografia do mesmo em seu dispositivo.

Para saber mais sobre como ter um CPF em Angola, leia este artigo completo disponível no site da embaixada do Brasil em Angola. Neste artigo você poderá tirar todas as usas dúvidas sobre como ter um CPF em Angola e acompanhar cada um dos passos a ser dado para conseguir um CPF.

O que saber mais sobre CPF?

Agora que você já sabe o que é CPF e como prosseguir para ter um CPF em Angola, veja abaixo algumas informações importantes sobre CPF que você deve saber antes de ter um:

  • O CPF contem números únicos para cada cidadão, ou seja, não existe nem existirá duas pessoas com o mesmo CPF.
  • O CPF pode ser emitido para qualquer pessoa e de qualquer idade, desde um recém-nascido.
  • O CPF, assim como o NIF, é dado a cada cidadão uma única vez. Em caso de perda, você terá que ter consigo o número do CPF para entrar com o pedido de segunda via.
  • A inscrição no CPF obrigada o cidadão a apresentar em cada ano a declaração do imposto de renda, por meio do site oficial da receita federal.
error: Conteúdo protegido !!