Saúde e bem estar

Como saber se o mel é puro: 3 testes caseiros funcionais

O mel é um produto natural doce, nutritivo e saudável. É muito utilizado, desde muito tempo, em várias receitas e até mesmo no tratamento de certos problemas de saúde. Seus benefícios são tão importantes que aumentam a procura pelo produto, fazendo com que muitos vendedores vendam o mel adulterado.

Há rumores de que em nossa realidade, o mel é misturado com açúcar torrado, como ambos são doces e assumem (quase) a mesma cor, é difícil perceber. Outros misturam o mel com outros ingredientes como: melado, xarope de milho, farinha, amido e até mesmo água.

Isso é feito para que se tenha uma quantidade maior e se consiga vender mais. Porém, o produto, quando passa por esse processo de mistura com outros ingredientes não é o mesmo e seus benefícios são negativamente afetados.

Isso explica a necessidade de saber se o mel é puro, mesmo se você já comprou o produto e já consumiu um pouco dele.

O que é mel puro

O mel puro é totalmente produzido pelas abelhas através do néctar extraído de flores e plantas. Ele é viscoso, doce e altamente nutritivo. O Mel considerado puro, é aquele que não passou por nenhum processo de aquecimento, filtragem, ou adição de nenhum produto.

Como saber se o mel é puro

Se você deseja comprar um mel deve prestar atenção ao seu rótulo. A rotulagem devida garante que você tenha como saber se o mel é puro, por ler a lista de ingredientes. A presença de qualquer nome além do mel, como “xarope de alta frutose” ou “glicose comercial”, indica aditivos.

Mas se você comprou o mel na rua, que normalmente não vem com rótulo nenhum, ou se você comprou o mel e já consumiu durante algum tempo, existem testes caseiros que podem ajudar a saber se o mel é puro ou se foi falsificado. Veja os principais métodos caseiros para saber se o mel é puro:

Adicione uma colher de mel à um copo de água: Esse teste consiste em encher um copo com água e dentro despejar uma colher de mel. Se o mel for puro, ele permanecerá junto e descansará ao fundo do copo. Se diluir rapidamente, é um mel adulterado;

Teste de Viscosidade: Outra forma de saber se o mel é puro é através do teste da viscosidade. Para realizar o teste pingue uma gota de mel na parte de trás de uma colher, se ele permanecer no lugar e/ou começar a escorrer lentamente, apresenta viscosidade e é puro. No entanto, se escorrer rápido e facilmente é um mel falsificado;

Incendeie um algodão ou pavio de vela mergulhado no mel: Esse é um teste que apenas verifica se foi adicionada água no mel, o que pode evitar que ele queime.

Para realizar o teste mergulhe o algodão ou o pavio em um pouco de mel e agite o excesso. Tente acender o algodão ou o pavio. Se ele queimar facilmente, provavelmente o mel não tem água, mas pode ou não ter outras substâncias. Se ele não queimar ou se estalar, pode ter água.

Cuidados a ter ao comprar mel

É necessário ter alguns cuidados quando for comprar mel. Esses cuidados importantes incluem:

Artigos Relacionados
  • Evitar comprar mel que ficam expostos ao sol em estradas;
  • Evitar comprar mel que contém abelhas dentro;
  • E não comprar mel que é armazenado em recipientes reutilizados.

É claro que, atendendo a nossa realidade, o mel pode facilmente aparecer com essas condições e até ser mais barato, mas, se você poder fugir do mel comercializado na rua e investir um pouco mais em um mel bem conservado, sua saúde será verdadeiramente beneficiada.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!