Cuidado domiciliar

Como escolher o tapete para a sala de estar

Como escolher o tapete da sala.


Acertar na escolha do tapete para a sala é o segredo para acrescentar beleza a sua sala, o contrário disso pode deixá-la com uma aparência ruim. É exatamente por isso que saber como escolher o tapete para a sala é um desafio.

Nesse artigo preparamos algumas dicas que irão te ajudar a acertar na escolha do tapete para a sua sala.

Como escolher o tapete da sala

Como escolher o tapete da sala

Ao comprar um tapete para a sua sala é importante ter em mente que sua cor, tamanho e seu material devem ser levados em conta. Para deixar a sala com o melhor aspecto seu tapete deve combinar a cor e padrão com os demais móveis da sala.

Por isso, nem sempre é aconselhável escolher um tapete multicolorido com um padrão largo, pois isso trará diversidade para o interior e reduzirá visualmente o ambiente, principalmente se o tapete estiver localizado no meio do ambiente.

O carpete do piso da sala deve ser escolhido levando-se em consideração não só a sua cor em relação aos demais objetos de decoração, mas também a forma e o padrão. Veja mais abaixo sobre o que é importante considerar na escolha do tapete para a sua sala.

1. O tamanho

Você está proibido de falhar na escolha do tamanho do tapete para a sua sala. Não escolha um tapete muito pequeno para o seu espaço. Em todas as áreas, um tapete maior pode ser a diferença entre juntar o seu espaço – ou não.

Vá maior a cada vez; valerá qualquer despesa extra. Deixe a orientação da sala ser o seu guia ao decidir como colocar o tapete.

Em uma sala longa, é melhor colocar um tapete no sentido do comprimento. Usar fita adesiva para marcar onde seu tapete ficará ajudará a visualizar a aparência final e é uma dica profissional que garante que o tapete esteja no lugar certo de todos os ângulos.

Regras gerais para a escolha do tamanho do tapete:

  • Tamanhos típicos de tapete de sala de estar são 8’x10 ′ e 9’x12 ′;
  • Certifique-se de que o seu tapete seja pelo menos 6 “mais largo (8” é o ideal) do que o seu sofá em ambos os lados;
  • Normalmente, o tapete percorre o comprimento do sofá;
  • Dê 30 ″ a 36 ″ de uma passagem entre grandes   peças de mobiliário (se sua sala permitir), se não pelo menos 18 ″ -24 ″. Isso ajudará a informar o tamanho do seu tapete.

2. Formatos

Os tapetes apresentam formatos diferentes e você deve se atentar a isso para não errar na escolha. Nas salas de estar e de jantar, os modelos quadrados e retangulares são os mais indicados.

Porém, as peças redondas, por exemplo, podem ser usadas como pontos focais criando ambientes dinâmicos e divertidos. Por isso, a escolha do tapete dependerá do tamanho e estilo do cômodo. Veja abaixo alguns tapetes em formatos diferentes para você se inspirar:

tapete redondo para sala de estar

3. Cores

As cores do seu tapete devem estar em harmonia com os outros móveis. Usar tapetes de cores pode mudar completamente o visual da sua sala de estar.

Não escolha tapetes pretos ou muito brancos para espaços de sala de estar. Claro, escolher uma cor de tapete é uma preferência totalmente pessoal. No entanto, considere evitar um tapete puramente preto ou branco para áreas de tráfego intenso, especialmente se você tiver uma família jovem ou um animal de estimação.

Inclua a manutenção como parte de seus critérios de seleção para que você possa passar mais tempo curtindo seu tapete e menos tempo limpando-o. No entanto, esses tapetes podem parecer super glamorosos em outras áreas mais silenciosas.

Caso você tenha uma sala neutra, o ideal é investir em tapetes com cores chamativas, como o vermelho e o azul. Já em ambientes carregados, tons neutros, como o cinza, o branco e o bege podem ser a solução, afinal, essas cores são ótimas para decorar qualquer ambiente.

4. Mistura de padrões

Não fique preso a um único estilo, use a criatividade e abuse na mistura de padrões. Não há problema em investir em um tapete liso que tenha detalhes chamativos, apenas pense no equilíbrio.

Os tapetes geométricos, por exemplo, são tendência na decoração trazendo modernidade para qualquer cômodo. Confira a disposição da sala e misture padrões distintos.

5. Material

tapete de algodão

O material usado no fabrico do tapete também deve ser levado em conta. Os sintéticos, por exemplo, têm diversos modelos e tamanhos, além de serem versáteis. Os tapetes de lã, algodão e nylon são perfeitos para quem deseja aconchego.

Já os modelos feitos de crochê e sobras de tecido podem trazer uma atmosfera rústica para a décor da sala.

6. Tapetes personalizados

Se os tapetes que aparecem não fazem o seu gosto, existe ainda a possibilidade de você obter um personalizado. Assim, você pode ter o que realmente quer e deixará sua sala linda como nunca. Você pode, por exemplo, personalizar um tapete com nomes ou imagens a sua escolha.

 

 

error: Content is protected !!

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!