Como comprar acções em Moçambique passo a passo

Comece depois da publicidade

Como comprar acções em Moçambique – passo a passo. Descubra abaixo.


Quando ouvimos falar em investir na bolsa de valores o que nos vem à mente é investir dinheiro para comprar acções e com isso ir ganhando dinheiro com a valorização delas assim como fazem os grandes investidores, não é mesmo?

Éh! A maior parte dos investidores que pensam em investir na bolsa de valores pensam propriamente na compra de acções, isso explica o facto de que as acções são os activos mais negociados na bolsa de valores a nível mundial.

Mas, você já se perguntou como funciona a bolsa de valores de Moçambique ou ainda como comprar acções em Moçambique?

Se não, então continue acompanhando este artigo e entenda como tudo funciona e conheça o passo a passo para comprar acções na bolsa de valores de Moçambique e se tornar o investidor que sempre sonhou.

O que são acções

Antes de mais nada vamos entender de forma superficial, porém explícita, o conceito de acções.

Resumidamente, acções são pequenas partes de empresas, ou seja, pequenas partes que algumas empresas colocam a venda na bolsa de valores. Geralmente estas empresas encontram-se numa situação de carência de investimento ou capital para se sustentaram e permanecerem funcionais no mercado, vendendo seus produtos ou prestando seus serviços.

Então, elas vendem parte delas para não caírem totalmente por falta de capital. E é aí que o investidor entra no jogo, pois será ele a comprar as acções e ganhar assim que essas acções valorizarem, ou também poderá vendê-las a um preço maior e obter lucro.

Agora que você já entende um pouco mais sobre o que são acções, é hora de saber como funciona a compra de acções em Moçambique e como você mesmo pode comprar acções na bolsa de valores de Moçambique.

Para isso, existe um passo a passo que você deve acompanhar para que o seu investimento na compra de acções se torne possível (acompanhe mais abaixo).

Como e onde comprar ações em Moçambique

Para comprar ações em Moçambique você precisa seguir os passos abaixo:

Publicidade
  1. Dirija-se ao seu banco e manifeste o interesse em comprar acções, ou seja, diga ao seu banco que quer comprar acções;
  2. Feito isso você receberá do banco um impresso de ordem de compra para preencher.
  3. O banco irá inserir a sua ordem de compra no sistema de negociações da Bolsa de valores de Moçambique (BVM), que funciona de segunda a sexta, no horário compreendido entre as 8h as 12h.

Mas, o que preencher nesta ordem de compra?

Na ordem de compra dada pelo banco, o investidor terá de preencher seus dados pessoas de identificação, tais como:

  • Nome
  • Número do bilhete de identidade (BI)
  • NUIT
  • Morada
  • Contacto

Além de tudo isso deverá preencher também os dados das acções que pretende comprar, tais como:

  • A empresa detentora das acções que deseja comprar
  • A quantidade de acções que deseja comprar
  • O preço que está disposto a pagar por cada acção

Após isso o banco entregará ao investidor um comprovativo da ordem de compra.

Depois de entregar a ordem de compra ao banco, qual é o passo a seguir?

As ordens de compras dos investidores são registadas pelos bancos na bolsa de valores, a fim de serem processadas na sessão de bolsa, que decorre todos os dias úteis das 8h as 12h.

Depois da sessão de bolsa, a BVM comunica ao banco onde cada investidor deu a sua ordem de compra, a quantidade de acções que lhe foi atribuída, que podem ser tanto na sua totalidade quanto apenas parte das acções que pretendia comprar, no entanto, o investidor só paga pelas acções que comprou.

As acções compradas pelo investidor serão registadas em nome do investidor, que será agora um acionista, junto do seu banco, numa conta especial denominada “conta de títulos”, cujo extrato mostra a quantidade de acções compradas.

error: Conteúdo protegido !!