Como calcular o INSS em Angola – Passo a passo

Comece depois da publicidade

Uma das grandes dúvidas de quem é funcionário e está sujeito ao desconto da segurança social é de saber quanto é descontado do seu salário base referente a segurança social. Porém, a partir de agora isso não será mais um problema, abaixo você aprenderá como calcular o INSS em Angola

Para calcular os descontos do INSS (segurança social) é preciso ter em mente o valor em percentagem do INSS em Angola e o seu salário base. Para todos em Angola, o valor percentual de desconto do INSS é de 3%.

Como calcular o INSS em Angola

Calcular os descontos do INSS é mais fácil do que se imagina. Basicamente você só tem que multiplicar o seu salário base pelo valor da segurança social, que é, neste caso, 3%, correspondente a 0,03.

Abaixo temos um exemplo de cálculo de desconto de INSS. Porém, é importante referir que o cálculo apresentado abaixo não leva em consideração a existência de descontos e/ou bônus:

Suponhamos que o seu salário base seja de 200.000Kz. Com base nisso, o cálculo ficará da seguinte forma:

  • 200.000×0,03
  • =6.000Kz

O resultado disso será o valor descontado para a segurança social, que neste caso é de 6.000kz para o exemplo acima.

Uma outra maneira de calcular o INSS em Angola, porém, mais complexa, é multiplicando o seu salário base por 3 e dividir por 100, que dará exactamente o mesmo resultado. Veja o exemplo abaixo:

  • 200.000×3/100
  • =6.000Kz

Concluindo, o valor descontado a favor do INSS para um funcionário que tem como salário base 200.000Kz é de 6.000Kz.

Nota: Vale lembrar que, para cada funcionário a empresa suporta uma parte do encargo, corresponde a 8%.

error: Conteúdo protegido !!