Faça da eficiência uma prioridade
Pequenos escritórios de advocacia bem-sucedidos, com clientes extremamente sensíveis aos preços, entendem que a sua sobrevivência depende da eficiência.
Apenas alguns advogados brilhantes em nichos especializados podem cobrar taxas diárias altas o suficiente para superar a eficiência.
Um escritório de advocacia competitivo e impressionante precisa ser eficiente, porque é impossível “advogar” bem e com confiança em um ambiente desorganizado e ineficiente.
A eficiência pode sustentar quase todos os aspectos do que um escritório de advocacia faz, desde a organização do gerenciamento de investigações até a garantia de que os arquivos sejam armazenados digitalmente e prontos para serem acessados a qualquer momento.
Embora a tecnologia possa contribuir para a eficiência, não pode ser eficaz sem o compromisso da empresa em encontrar formas de trabalho mais eficientes.
Contrate pessoas inteligentes e trate-as bem
Este conselho vai ao cerne da boa cultura de um escritório de advocacia. É particularmente importante porque, na sua essência, o direito é um serviço prestado por pessoas, por isso é importante garantir que essas pessoas estejam felizes e reflitam bem sobre o escritório.
Sua equipe será sua maior despesa além de você mesmo. Não faz sentido tratar mal os funcionários e, no entanto, em muitas empresas, os funcionários são subestimados e muitas vezes abusados por advogados stressados.
Com isto, não quero dizer apenas pagá-los bem, mas também garantir que tenham as melhores ferramentas para realizar o seu trabalho.
As ferramentas podem incluir tecnologia para automatizar a criação de documentos ou contabilidade, mas também podem incluir incentivos práticos, como cadeiras confortáveis, mesas de pé ou áreas de trabalho arrumadas.
Nas empresas de sucesso, os funcionários ficam felizes. O importante é a impressão que isso dá, porque funcionários felizes e motivados trabalham melhor, atraem novos clientes e recomendam você aos amigos.
Ame a lei e pratique em áreas relacionadas
Gostar do que você faz todos os dias pode fazer a diferença entre competência e excelência.
Você não pode ter sucesso fazendo o que não gosta. Os gestores de escritórios de advocacia bem-sucedidos reconhecem o importante papel que a pequena advocacia desempenha em nossas comunidades e tendem a se orgulhar do papel que desempenham na defesa do Estado de direito e na ajuda às pessoas necessitadas.
Eles tomaram decisões conscientes sobre o trabalho que realizam, os clientes com quem gostam de trabalhar e os clientes com quem preferem trabalhar. Eles não estão estressados.
O foco em áreas do direito que se complementam garante um fluxo constante de trabalhos relacionados.
Na advocacia pequena, há a tentação de fazer qualquer trabalho que apareça pela frente, principalmente quando se está começando. O imperativo da simples sobrevivência financeira não pode ser posto de lado, mas o sucesso exige escolhas.
É difícil construir hoje uma reputação de generalista, a menos que se tenha um monopólio na região. Boas empresas constroem negócios à prova de recessão.
Uma empresa do setor imobiliário poderia se concentrar no trabalho de execução hipotecária. Se se formassem em direito da família, reconheceriam o aumento das taxas de divórcio que acompanham o estresse financeiro.
Ao escolher áreas afins do direito, é possível construir uma reputação de especialista e obter trabalhos de referência.
Fornecer um serviço melhor do que outros escritórios de advocacia
A maioria dos advogados provavelmente interpretará a lei de maneira semelhante, tendo recebido treinamento semelhante e lido comentários e decisões de jornais semelhantes.
Do ponto de vista do cliente, a diferença entre um bom, um mau e um excelente advogado reside no serviço – a impressão de que o advogado conhece e se preocupa com o assunto do cliente.
Leia também: