CuriosidadesSaúde e bem estar

Com quantos anos caem os dentes de leite e quais caem primeiro?

Com quantos anos caem os dentes de leite? Essa é uma das principais dúvidas de pais que apreciam o aparecimento dos dentes de leite de seu filho. Os dentes de leite não nos acompanham por toda a vida, eles caem para dar espaço aos dentes permanentes. Mas então, com quantos anos eles caem?

Veja a reposta para essa e outras questões semelhantes logo abaixo:

O que são dentes de leite?

Para começar, vamos entender o que são dentes de leite.

De uma forma bem resumida, dentes de leite – dentes decíduos ou dentição temporária – são os primeiros dentes que nascem na carga dentária de um ser humano e de outros mamíferos.

São os primeiros dentinhos que aparecem nas nossas crianças. As crianças possuem, em geral, 20 deles – dez na arcada superior e os outros dez na arcada inferior. Os dois dentes não são os mesmos e seu formato anatômico e tamanho também são diferentes.

Os dentes de leite são compostos por estruturas semelhantes às presentes nos dentes permanentes (os dentes que aparecem após os dentes de leite).

Os dentes de leites são de grande importância para a criança, pois permitem que a criança consiga mastigar no momento da ingestão de alimentos. Além disso, outros benefícios desses dentes são:

  • Ajudam a triturar os alimentos enquanto a dentição definitiva ainda está sendo formada;
  • Preparam a região para a chegada dos dentes permanentes, ajudando na formação do conjunto de musculaturas para a dentição.

Com quantos anos caem os dentes de leite?

Com quantos anos caem os dentes de leite?
Com quantos anos caem os dentes de leite?

Não se pode afirmar uma idade certa em que os dentes de leite caem em crianças pequenas, já que isso varia de acordo com a pessoa. Em média, os dentes de leite começam a cair por volta dos 5 ou 6 anos de idade.

Quais dentes de leite caem primeiro?

Nessa mesma idade (entre 5 e 6 anos), são os dentes da frente, chamados de incisivos superiores e inferiores, que caem primeiro. Depois disso, é comum que haja um intervalo na troca dos dentes, o que chamamos de “Janela de Troca”. Depois de mais um tempo, por volta dos 9 anos os dentes pré-molares e molares começam a amolecer.

A troca de dentição das crianças pode chegar até os 12 ou 13 anos de idade, mais ou menos. Nessa idade seu filho começará a ter seus primeiros dentes permanentes que virão ao mesmo tempo em que ainda terá dentes de leite.

Como manter os dentes de leite saudáveis?

Como manter os dentes de leite saudáveis?

Para muitos pais a perda de dentes de leite por lesões de cárie ou dano não parece um problema tão sério, porém, a perda prematura de um dente pode ter sérios efeitos colaterais ao longo prazo.

Artigos Relacionados

De acordo com a Academia Americana de Odontopediatria, lesões em dentes de bebês pode levar a infecções nos seios da face ou nos ouvidos, por exemplo. Podem ainda surgir outros problemas como:

  • Dano aos dentes permanentes;
  • Dificuldade ao comer;
  • Dificuldade no aprendizado da fala.

Para prevenir, é necessário ensinar seu filho sobre higiene bucal regular. Isso é tão importante para ele quanto é para você. Adquirir desde cedo o hábito com os cuidados bucais fará com que seu filho consiga cuidar sozinho dos próprios dentes à medida que for crescendo.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!