Saúde e bem estar

Cobra seca (panarício) no dedo tratamento caseiro

Cobra seca – conhecida pela medicina como panarício ou paroníquia – é uma inflamação que se desenvolve ao redor das unhas das mãos ou dos pés e que é causada pela proliferação de microrganismos naturalmente presentes na pele, como bactérias do gênero Staphylococcus e Streptococcus, principalmente.

O panarício normalmente é desencadeado pelo ato de puxar a pele da cutícula com os dentes ou com um alicate de unhas, o que favorece a proliferação de microrganismos naturalmente presentes na região ou a entrada de outros agentes infecciosos, resultando no aparecimento de sintomas como vermelhidão ao redor da unha, inchaço e dor no local e presença de pus.

Sintomas de panarício

Os principais sintomas de panarício incluem:

  • Inchaço;
  • Dor na região;
  • Vermelhidão ao redor da unha;
  • Aumento da temperatura local;
  • Presença de pus.

Tratamento

O tratamento para panarício consiste no uso de pomadas anti-inflamatórias e cicatrizantes, de acordo com a recomendação do dermatologista, para aliviar os sintomas e combater a infecção.

O panarício, geralmente, dura de 3 a 10 dias (existem casos mais graves que podem durar meses) e o tratamento deve ser mantido até a completa regeneração da pele.

É importante sempre lembrar que durante o tratamento é aconselhado não deixar as mãos molhadas, usando luvas sempre que for lavar a louça ou a roupa. No caso do panarício nos pés, é recomendado durante o tratamento não usar sapatos fechados.

O tratamento desta inflamação é indicado pelo médico de acordo com os sinais e sintomas apresentados, podendo ser indicado o uso de pomadas contendo antimicrobianos, pois assim é possível combater o agente infeccioso.

Outra recomendação é que você deve lavar devidamente a região da inflamação e evitar roer unha ou retirar a cutícula, evitando novas infecções.

Leia também:

Você também pode gostar de:

Adblock Detectado

Por favor, ajuda-nos a manter este site, desactivando o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo. Obrigado!