As 7 maravilhas de Angola – Conhecendo Angola

Conheça as 7 maravilhas de Angola

Foi entre 2013 e 2014 que um projecto organizado pela National 7 wonders deu a conhecer aos Angolanos, e não só, as 7 maravilhas do país (Angola), os lugares unicamente encontrados em Angola e com uma beleza que desperta a total admiração de quem os aprecia.

As 7 maravilhas de Angola estão situadas em 7 províncias diferentes, d’entre elas:

  1. Cabinda
  2. Huíla
  3. Huambo
  4. Uíge
  5. Lunda Norte
  6. Lunda Sul
  7. Malanje

Estes lugares e criações naturais incríveis foram descobertos e posteriormente eleitos pelo povo Angolano como as 7 maravilhas de Angola através de SMS’s. O processo de votação durou 10 meses, tendo o seu início em julho de 2013.

Estas 7 maravilhas Angolanas foram as mais votadas entre as 27 finalistas do concurso.

O projecto para a eleição destas maravilhas Angolanas surgiu para preservar e apresentar aos angolanas as suas riquezas naturais, lugares únicos e lindos de se ver e fazer turismo.

Contudo, A lista das 7 maravilhas de Angola (eleitas pelo povo) ficou da seguinte forma:

1. Fenda da Tundavala

Província – Huíla

Imagem da Fenda da Tundavala, uma das 7 maravilhas de Angola
Imagem da Fenda da Tundavala, uma das 7 maravilhas de Angola

A impressiante Fenda da Tudavala situa-se na Huíla, propriamente na serra da Leba, a uma distância de cerca de 18km do Lubango. Uma verdadeira criação natural única e agradável de se apreciar. A Fenda da Tundavala é um abismo com cerca de 1200m de profundidade.

Uma explicação verdadeira sobre a consideração desta incrível fenda envolve um pouco de misticismo.

O povo daquela região considerava A Fenda da Tundavala como sendo o local onde os espírito de seus antepassadas se refugiavam, e o abismo onde feiticeiros eram lançados quando faziam algum mal, sobretudo que envolvesse a feitiçaria.

2. Morro do Môco

Província – Huambo

Imagem do morro do môco
Imagem do morro do môco

O Morro do moco é literalmente o ponto mais alto de angola, com cerca de 2620m de altitude.

O Morro situa-se na província do Huambo no munípio de Londuimbali.

É uma realidade que dentre as várias maravilhas de Angola o morro do moco é uma das que jamais deve ser deixada para trás, pelo poderoso título que acarreta.

O lugar que preserva o Morro do Moco é hoje tido como preferência para vários turistas nacionais e estrangeiros. Aí encontram-se preservados minerais e várias espécias de animais, algumas das quais difíceis de serem encontradas em outros pontos do país, como o Francolim de Swierstra, por exemplo.

3. Floresta do Maiombe

Província – Cabinda

Floresta do maiombe - Cabinda
Floresta do maiombe – Cabinda

A província de Cabinda não ficou de fora durante a eleição das maravilhas angolanas e apresentou a sua maior riqueza natural, trata-se da floresta do maiombe, situada na regão norte da província (Cabinda).

A floresta possui árvores admiráveis, muitas delas pela sua altura capaz de alcançar até 50 metros.

Na florestas podem encontrar-se animais raros e outros nem tanto.

4. Grutas do Nzenzo

Província – Uíge

Imagem das grutas do Nzenzo, na província do Uíge
Imagem das grutas do Nzenzo, na província do Uíge

Uma verdadeira riqueza natural de Angola situada na província do Uíge, município de Ambuíla propriamente na Sede Mantoyo.

As grutas do Nzenzo , também conhecidas como “Pedra de torneira” Stady dya Nzenzo é um lugar rico em beleza e bastante misterioso.

O lugar existe no meio da floresta tropical da província do Uíge há vários milénios, porém, foi descoberto pelo governo do Uíge muitos anos depois – as grutas do Nzenzo foi por muito tempo um lugar natural rico escondido no meio de uma floresta.

5. Quedas de Calandula

Província – Malanje

Quedas de calundula, uma das 7 maravilhas de Angola, situada em Malanje
Quedas de Calundula

As quedas de Calandula situam-se no rio Lucapa, município de Calandula província de Malanje. São impresssionantes quedas de água com uma altura de 105m, antigamente conhecidas como quedas do duque de bragança.

As quedas de Calandula representam um lindo e incrível lugar para se visitar em Angola, em particular a província de Malanje. São consideradas as maiores quedas de Angola e as segundas maiores da áfrica,.

6. Lagoa Carumbo

Província – Lunda Norte

Lagoa Carumbo - Lunda norte
Lagoa Carumbo – Lunda norte

A província da Lunda Norte apresenta a Lagoa Carumbo, também connhecida como lagoa Nakarumbo, considerada uma das sete maravilhas de angola.

A Lagoa Carumbo conta com uma superfície total de cerca de 8.946. A sua beleza é garantida pelas águas que correm sobre ela, as diversas espécies de plantas e aves que conserva, bem como o clima que o envolve.

7. Quedas do Rio Chiumbe

Província – Lunda Sul

Quedas do rio Chiumbe - Lunda sul
Quedas do rio Chiumbe – Lunda sul

Situada na província da Lunda sul, as quedas do rio Chiumbe são verdadeiramente uma beleza sem igual formada pela natureza, consideradas um dos mais interessantes locais para se visitar naquela província do nordeste de Angola.

Resumindo as 7 maravilhas de Angola

Em resumo, as 7 maravilhas de Angola são:

  1. A Fenda da Tundavala – Província da Huíla
  2. Morro do Môco – Província do Huambo
  3. Floresta do Maiombe – Província de Cabinda
  4. Grutas do Nzenzo – Província do Uíge
  5. Quedas de Kalandula – Província de Malange
  6. Lagoa Carumbo – Província da Lunda Norte
  7. Quedas do Rio Chiumbe – Província da Lunda Sul

Conclusão

Angola é um país consideravelmente rico em maravilhas.

Um excelente país para turistas que adoram apreciar as mais belas criações da natureza. Contudo, as suas maravilhas não se resumem em apenas 7.

Estas 7 mencionadas acima, tal como já mencionei logo no começo do artigo, foram votadas num concurso onde só poderiam ser escolhidas 7 maravilhas angolanas, que, no entanto, foram estas. Porém, angolana  possui ainda outras maravilhas únicas e incrivelmente lindas.

Compartilhe o artigo
error: Conteúdo protegido !!