Saúde e bem estar

Unha inflamada: o que fazer?

Você está com dor no pé, o teu dedão está grande, está dolorido e aquele pus está saindo do canto?

Você não aguenta calçar nenhum sapato e tem de andar só de chinelo?

Está com a unha infamada e com muita dor? Então, saiba quais são os tratamentos mais eficazes para acabar com esse problema de unha inflamada.

Tratamento para unha inflamada

O tratamento da inflamação da unha dependerá da seriedade de cada caso e se é intensa ou contínua.

Tanto os tratamentos em casa como os medicamentos clínicos poderão ajudar, dependendo da determinação e da gravidade da condição.

Tratamento caseiro para unha inflamada

Um indivíduo com infamação suave e intensa pode mergulhar a unha afectada em água morna algumas vezes por dia.

Na hipótese de os efeitos secundários se agravarem, devem procurar um tratamento adicional.

A inflamação suave da unha pode ser tratável com um simples limão e sal.

Para tratar a unha inflamada com limão e sal, basta um corte num limão e polvilhar sal na abertura antes de colocar o dedo afetado no limão durante alguns momentos.

Outra cura caseira é a aplicação de cola de sulfato de magnésio na área inflamada.

Tratamento clínico

No momento em que uma doença bacteriana causa inflamação da unha, um especialista vai tentar tratar com antibióticos, no caso, para tratar da infecção e anti-inflamatório.

No caso dos antibióticos, o mais comum é a cefalexina.

Artigos Relacionados

A amoxilina pode ser usada também, de acordo com o grau de infecção, usada com o clavulanato, que vai ajudar a aumentar a eficácia do antibiótico, fazendo mais potência.

Se a pessoa tem alergia aos betalactâmicos, alergia à penicilina, pode usar ciprofloxacino, levofloxacino, que também são outros antibióticos mais segunda linha, mas geralmente os médicos prescrevem uma dessas linhas aqui referidas.

Anti-inflamatórios

Em relação aos anti-inflamatórios, é interessante tomar aqueles mais seletivos, que não atacam tanto o estômago, como a nimesulida, cetoprofeno, que não são tão fortes para o estômago.

No caso de uma inflamação contínua, o médico recomendará um medicamento antifúngico.

Estas prescrições cutâneas incorporam geralmente o clotrimazol ou o cetoconazol.

Quando procurar um especialista

Os indivíduos podem cuidar da unha inflamada em casa, limitando-se a abertura dos microrganismos e a lavagem habitual da região contaminada.

No entanto, devem possivelmente fazê-lo no caso de os efeitos secundários serem suaves e a contaminação não se ter espalhado para além da unha.

Na hipótese de os efeitos secundários não funcionarem após alguns dias ou a contaminação se ter espalhado para além da unha, é vital falar com um médico.

Nota: Não tome qualquer medicamento antes de falar com um médico, faça tratamentos caseiros se limitando a lavagem da área afetada e se não notar melhoria, corra para um hospital.

Leia também:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!