Saúde e bem estar

O que acontece se eu não comer por 3 dias?

O que acontece se eu não comer por 3 dias?

Já viu os efeitos bons, maus e fedorentos de um jejum de 72 horas sobre o corpo humano?

A maioria das pessoas saudáveis não jejuam durante vários dias para evitarem ficar desidratadas. Os jejuns longos podem causar graves problemas de saúde para si. Para manter um corpo humano saudável, necessita de vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Neste post vamos apresentar os efeitos bons e maus de não comer durante 3 dias.

Efeitos maus de não se alimentar durante 3 dias

O que acontece se eu não comer por 3 dias?

  • Afetação dos músculos:

Quando as suas reservas de glicose e glicogénio se esgotam, o seu corpo humano começa a utilizar aminoácidos para energia.

Como resultado deste processo, os seus músculos são afetados e o seu corpo humano leva uma tareia durante cerca de 3 dias antes que o seu metabolismo faça uma mudança fundamental para manter o tecido magro do corpo.

  • Diminuição gradual dos níveis de grelina:

A diminuição gradual dos desejos é bem documentada em estudos fisiológicos que mostram uma diminuição gradual dos níveis de grelina durante vários dias de jejum. Grelina, é uma hormona que desencadeia desejos. É segregada em porções maiores assim que o estômago não é esticado.

  • O seu hálito pode cheirar mal:

O corpo humano utiliza a gordura como combustível, isto tem a ver com a cetose.

Para entrar na cetose, privamos o nosso corpo humano do seu combustível preferido, a glucose, e ordenamos-lhe que procure alternativas.

Quando nada chega ao estômago, o corpo humano começa a decompor as células gordas para obter energia, o que levará a sua percentagem de gordura corporal a um único dígito.

Um subproduto desta conversão da gordura abdominal em energia disponível é o corpo cetónico.

Artigos Relacionados

Uma forma de o corpo humano libertar cetonas é exalando, o que torna a sua respiração doce e frutada. O seu hálito liberta cetonas, e o cheiro é muitas vezes tão mal cheiroso.

  • Perderá peso:

Tenha em mente que a maioria dos especialistas não vê o jejum de 72 horas como uma forma de perder peso.

Pode-se perder mais peso de água do que de gordura porque o corpo humano utiliza as suas reservas de glicogénio como combustível antes de se transformar em verdadeira gordura.

Uma vez libertado o glicogénio, perde-se água, e é isso que normalmente causa a perda de peso imediata. A perda de gordura demora mais tempo.

Como mencionado anteriormente, a produção de grelina diminui após alguns dias sem comida. Da mesma forma, o estômago segrega muita grelina.

  • Desidratação:

Sede extrema, fadiga e falência de órgãos são cada uma delas causada pela desidratação. Pode sentir sede e letargia desde o primeiro dia, mas a falência de órgãos pode ocorrer até ao terceiro dia.

Se não comer durante 3 dias também começará a perder a consciência, poderá notar ocorrência de desmaios, derrames e até mesmo a morte em casos extremos.

Benefícios de não comer durante 3 dias

Os alegados benefícios do jejum de 3 dias incluem a redução da inflamação, a redução dos níveis de açúcar no sangue e até o aumento da longevidade, embora este último só tenha sido demonstrado em ratos.

Mais artigos:

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
error: Content is protected !!