Como tirar print no PC, como capturar a tela do PC ou como fazer screenshot no PC é uma das dúvidas comuns entre vários usuários de diferentes modelos de PCs.

O print de tela é importante em várias situações, como quando você precisa guardar algum conteúdo onde o famoso Control + C não funciona, ou quando você simplesmente prefere salvar o conteúdo da tela em formato de imagem.

Nesse artigo ensinaremos a você todos os métodos para você fazer isso de forma certa no Windows, macOS ou Linux.

Portanto, continue lendo o conteúdo até ao final e tire o maior proveito de tudo o que preparamos para você.

Como tirar print no PC

Existem diversas formas de capturar a tela do seu PC, veja abaixo todas elas e os passo de como podem ser feitos:

Como tirar print no PC (Windows)

Como tirar print no PC

Tecla Print Screen (“Prt Scr”)

Procure no seu teclado a tecla “PrtScr” e dê um clique nela para fazer um print da tela.

Nota: Esse método apenas copia a imagem para a área de transferência do Windows, o que significa que você precisa usar alguma ferramenta de edição para colar a imagem e só depois salvá-la.

Se você apenas precisa fazer um print para usar a imagem em um texto no word, por exemplo, esse é o método ideal, pois, depois de pressionar a tecla “PrtScr” a imagem fica guardada na área de transferência e com um simples control + V você tem a imagem no seu arquivo no word ou outro editor de texto.

Você também pode dar um control + V no paint para editar e salvar a imagem conforme quiser.

Teclas Windows + Print Screen

Esse talvez é o método mais rápido e eficiente para fazer uma captura de tela no Windows.

Esta opção encurta o caminho que você teria ao abrir um programa de edição, já que a captura de tela é salva automaticamente na pasta “Imagens” do seu PC.

É possível que o próprio computador crie uma pasta “Capturas de Tela” por onde as capturadas serão guardadas dentro da pasta “Imagens”.

Pressione as teclas “Windows + Print Screen”. A tela piscará rapidamente, indicando que o armazenamento foi efetuado com sucesso.

Teclas Windows + Shift + S

Podem existir casos em que você queira simplesmente capturar uma parte da tela. Para isso, o “Windows + Shift + S” é o segredo.

Ao pressionar essa combinação de teclas, a página exibirá um pequeno menu na parte superior. Escolha o tipo de print que deseja fazer e arraste o mouse para criá-lo.

Além de selecionar uma área específica, a imagem será armazenada temporariamente e aparecerá como uma notificação lateral do Windows.

Ferramenta de Captura do Windows

Além de todos os métodos de captura de tela apresentados acima, o Windows possui um programa nativo chamado Ferramenta de Captura, que traz a função de recorte livre de tela, print screen de apenas uma janela do programa em uso, além de outras funções.

Para abrir a ferramenta, abra o menu “Iniciar” e digite “Ferramenta de Captura” ou “Recorte de tela” para que o utilitário seja exibido.

Depois, vá em “Modo” para escolher a região que o print será executado, podendo ser:

  • Modo de forma livre: após a captura, você pode selecionar livremente a imagem;
  • Modo de retângulo: o print ficará limitado ao formato retangular;
  • Modo de janela: o print será apenas da tela do programa aberto no momento da captura;
  • Modo de tela inteira: toda a tela do PC será salva.

Teclas Ctrl + P

Também existem casos em que você precisa tirar print de uma tela que deseja imprimir, para isso serve o atalho “Ctrl + P” do Windows.

Ao usar o comando, a captura é aberta na página do utilitário de impressão, e já vem ajustada em um formato para que não haja cortes no momento da impressão.

Vale deixar claro que esse comando só funciona com algum programa ou aplicativo aberto.

Teclas Alt + D

O atalho “Alt + D” não é ativado no momento em que as teclas são pressionadas, mas sim com um atraso de 1 a 5 segundos após a ação. Com isso, essa alternativa é a ideal para tirar print de algum momento posterior, ou ainda para iniciar a gravação da tela no Windows.

Como tirar print no PC (macOS)

Assim como no Windows, no Mac você também tem diversas opções para tirar print da sua tela. Veja como tirar print no Mac:

Método 1: Aperte simultaneamente as teclas: ⌘ Command + ⇧ Shift + 3. Por padrão, a imagem aparecerá na sua Mesa (Desktop) no formato PNG. Porém, você poderá alterar essas configurações padrão conforme vamos ver no método 3.

Método 2: para selecionar uma determinada área da tela da qual você deseja tirar o print, aperte simultaneamente as teclas ⌘ Command + ⇧ Shift + 4 e selecione o enquadramento na tela.

Assim como no primeiro método, por padrão a imagem aparecerá na sua Mesa (Desktop) no formato PNG e você poderá alterar as configurações padrão conforme veremos no método seguinte.

Método 3: O atalho ⌘ Command + ⇧ Shift + 5 te dá muito mais possibilidades, pois é o atalho para a ferramenta Captura de Tela, nativa do macOS.

Selecionando “Opções”, você consegue alterar o local padrão onde a captura de tela vai ser salva, ativar um timer de até 10 segundos para que o print seja tirado, gravar a tela, e mais.

Método 4: caso você queira tirar um print perfeito da janela de um aplicativo, selecione a segunda opção na barra de opções da ferramenta Captura de Tela, “Capturar Janela Selecionada”, e depois clique no aplicativo que deseja fazer a captura.

Método 5: se você possuir um MacBook com a Touch Bar, você também pode tirar um print do conteúdo exibido na sua Touch Bar. Para fazer isto, aperte as teclas: ⌘ Command + ⇧ Shift + 6.

Como tirar print no Linux

Para fazer print de uma tela no Linux você precisa combinar as teclas Shift+“PrtSC”.

Ao fazer isso, o cursor do mouse irá mudar e você apenas precisará de selecionar a zona que pretende guardar.

Dê um clique com a tecla da esquerda do mouse e sem deixar de carregar arraste o mouse. Será então apresentada zona transparente para o ajudar a aperfeiçoar a captura da zona.

Conclusão

Tirar print no PC é uma tarefa necessária em várias situações. Nesse artigo explicamos tudo a respeito de como você pode tirar print de tela nos principais sistemas operacionais: Windows, macOS e Linux.

Esperamos que esse artigo lhe ajude a tirar print da sua tela e se você gostou, compartilhe esse artigo com seus amigos e aproveite para ler nossos outros artigos abaixo: