Carne de porco é saudável?

Muito se houve sobre a carne de porco. Enquanto alguns dizem ser remosa e rica em gorduras, alguns defendem que a carne de porco é saudável.

Afinal, quem está correto? Além disso, a carne de porco é uma carne branca ou vermelha? Se quiser saber estas respostas e muito mais, não deixa de ler este artigo porque vamos falar disso.

A carne de porco é tecnicamente uma carne vermelha por conter hemoglobina na sua composição.

Apesar de muitas vezes, dependendo do corte, ela parecer mais branquinha, ela é sim considerada uma carne vermelha assim como a carne de cordeiro, carne de boi etc.

De maneira geral, a carne de porco é saudável, desde que seja preparada da maneira correta. Mas vale lembrar que toda carne consumida em excesso pode causar problemas a nossa saúde.

O lombinho de porco, por exemplo, que não está significativamente acima do peso, tem geralmente menos de 3% de gordura.

Estas fatias são rápidas e fáceis de preparar. A carne de porco é rica em proteínas.  E como sabemos, a proteína é um elemento essencial para a construção muscular e a manutenção normal dos ossos.

A carne de porco é também geralmente pobre em sal e fornece alguns nutrientes e minerais importantes que contribuem para o bom funcionamento do organismo, como a tiamina (vitamina B1), ácido pantoténico (vitamina B5), vitamina B12, fósforo, potássio e selénio.

Lembre-se de que uma dieta equilibrada é a palavra chave

Para um bom funcionamento do nosso corpo, recomenda-se uma dieta variada, equilibrada e um estilo de vida saudável.

É importante pensar na estabilidade dos alimentos que compõem uma dieta variada e nutritiva: Uma amostra saudável de uma dieta equilibrada inclui muitos grãos inteiros, alguns feijões e leguminosas, nozes e sementes, peixe e ovos, e menos grãos refinados e alimentos ricos em gordura, sal e sacarose.

Várias carnes magras, por exemplo, a carne de porco, é um excelente exemplo de uma dieta saudável e de carne vermelha.

Situações de alerta quanto ao consumo da carne de porco

A carne de porco é contra-indicada depois de uma cirurgia, pois a carne de porco tem uma proporção maior de ômega 6 e ômega 3 que podem causar um efeito inflamatório.

Outra questão também é importante reduzir o consumo do bacon, salsichas, linguiças, carnes defumadas com o nitrito e nitrato que favorecem o aparecimento de câncer, aumentam pressão arterial e problemas do coração.

Leia também: